The Man - Bill Goldberg
The Man - Bill Goldberg
Saudações! Hoje falo dum fenómeno de popularidade em todo o planeta: Bill Goldberg. Durante a sua recheada carreira, Goldberg despontou paixões e ódios. Muitos consideram que ele é um “produto do sistema” construído à imagem e semelhança do “Herói americano”. Trata-se do maior exemplo de como uma boa gimmick pode diferenciar um atleta. Sendo “levado ao colo” ou não, Goldberg sempre pautou as suas aparições, dando tudo dentro do Ringue!
Ficha Técnica
Nome: Bill Goldberg
Nome Verdadeiro: William Scott Goldberg
Data de Nascimento: 27 de Dezembro de 1966, em Tulsa
Altura: 1,92cm Peso: 140kgs
Estado Civil: Casado com Wanda Ferraton
Treino: WCW Powerplant
Estreia: Março de 1997
Golpe Característico: Jackhammer
Feuds Famosas: Steve Mongo, Raven, Scott Hall, Hulk Hogan, Outsiders, Lex Luger, Tank Abbot, Sid Viscious, Bret Hart, Vince Russo, Scott Steiner, Rock, Jericho, HHH, Evolution, Brock Lesnar,
Site Oficial: www.billgoldberg.com
Frase Famosa: “Who´s Next?!”
Palmarés
WCW U.S.(2 vezes) – batendo Raven (20 de Abril de 1998); batendo Sid Viscious (Halloween Havoc de 1999)
WCW World – batendo Hollywood Hulk Hogan (6 de Julho de 1998)
WCW World Tag-Team – com Bret Hart
WWE World Heavyweight – batendo HHH (Unforgiven 2003)
No ínicio…
O pai de Bill Goldberg era um renomado Ginecologista de Tulsa, Oklahoma. O início da carreira desportiva de Bill tem as suas raízes no futebol-americano. Bill era “centre-nose-guard” da Universidade da Geórgia, entre 1986 e 1989, vencendo títulos individuais nas competições da All-S.E.C. Tendo 192cm, repartidos por 110kgs (quando foi para a WWE teve k ganhar mais peso), Goldberg era um autêntico “Touro” e um pesadelo para os atacantes adversários. Para além disso destacava-se pela garra que tinha, disputando cada jogada como se fosse a última.
Quando chegou a sénior, Goldberg entrou no Draft da NFL (National Football League), em 1990, sendo a 11ª escolha (a nível do país) assinando um contrato com os L.A. Rams. Aí manteve-se durante 3 épocas, até se mudar de armas e bagagens para Atlanta, onde defendeu os Falcons. Em 1994, sofreu uma ruptura abdominal, com repercussões a nível de motoricidade. Depois de ser operado, regressou para se lesionar com gravidade num ombro. Essa lesão obrigou-o a terminar a sua carreira de futebolista.
Em 1995 tentou regressar fazendo parte do 1995 Expansion Draft, indo parar à Carolina do Sul, para defender os Panthers. Mas Bill não era o mesmo. Depois dos primeiros treinos da época 1995-1996, Bill e os Panthers rescindiram mutuamente o contrato e Goldberg terminava de vez a carreira futebolística.WCW – o berço do Guerreiro
Em meados de 1996, Bill Goldberg assina um contrato de formação com a WCW. Durante perto de 6 meses, Bill entrou num plano intenso de treino, sob a supervisão de Dwayne Bruce. Nesse período, Bischoff e os seus criativos, pensaram num gimmick perfeito, feito à medida, do “touro” que acabava de contratar. Bischoff pensou na criação dum “super-guerreiro”, que permanecesse imbatível durante muito tempo, e que fosse promovido decentemente pela empresa. Até o pormenor da música fez toda a diferença. Goldberg fazia a sua entrada ao som duma música considerada por muitos como “o Hino da Guerra”. Tratava-se do mais perfeito guerreiro, que a WCW acabava de criar!
Em Junho de 1997, Goldberg estreou-se na WCW, batendo Buddy Landell. Foi um dark match. A estreia na TV, ficou adiada para dia 22 de Setembro, batendo Hugh Morrus, num programa Nitro. Neste combate Goldberg surpreendeu toda a gente, dado k Morrus era o verdadeiro favorito. Goldberg marcou logo grande impacto! Nas semanas seguintes, Goldberg bateu adversários de menor nomeada, criando rapidamente uma série impressionante de vitórias.
O primeiro grande adversário de Goldberg foi Steve “Mongo” McMichael. A WCW, criou um ângulo onde os dois ex-futebolistas se enfrentavam, aparentemente para provar qual dos 2 era o mais atemorizador ex-defesa da NFL. No ppv World War III, Mongo e Goldberg, eram para se defrontar, mas Mongo atacou antes do combate, e Goldberg foi substituído por Alex Wright. Isso só serviu para lançar um conflito que Goldberg dominou totalmente. Depois disso, Goldberg derrotou Brad Armstrong, Perry Saturn e Scott Riggs, entre outros. Assim e com uma incrível falange de apoiantes, Goldberg posicionava-se para começar a lutar por títulos. A 20 de Abril de 1998, Goldberg (imbatível à quase 1 ano), derrotou Raven num combate pelo título U.S. Era a sua primeira grande conquista.
A fama de Goldberg ultrapassava fronteiras, e Bill já era uma grande vedeta no Japão e na Alemanha. Rapidamente se perspectivou um combate entre campeões. O campeão U.S. (Goldberg) e o campeão mundial (Hollywood Hogan) defrontaram-se em Julho de 1998. Na altura Hogan era o líder da facção NWO que dominava a WCW. Mas Goldberg era a força-imparável, e demonstrou-o batendo Hogan categoricamente, sagrando-se assim campeão mundial pela 1ª vez.
Goldberg estava no topo da montanha. Como campeão, defrontou e venceu atletas da estirpe de Curt Heenig (Mr.Perfect), Diamond Dallas Page, Booker-T ou Sting. O domínio de Goldberg durou até ao ppv Starrcade 1998, quando Goldberg defrontou Kevin Nash. Na altura a cifra já apontava 173-0, ou seja 173 vitórias contra nenhuma derrota.
O combate teve um final estranho, quando Scott Hall atacou Goldberg com um bastão eléctrico e lhe custou o combate e o título, sagrando-se Kevin Nash, novo campeão mundial. Esta foi a primeira (e quase única!) derrota de Goldberg na WCW. Hall e Nash passaram a ser o alvo da fúria de Goldberg, mas alguém se meteu no meio. Esse alguém foi Bam Bam Bigelow que disse não acrediar que Goldberg fosse tão duro como parecia. No ppv Superbrawl IX, Goldberg bateu Bam Bam, demonstrando que o tatuado “Beast-from-the-East” não tinha razão.Em 1999, Goldberg entrou em alguns ângulos com Bret Hart, os irmãos Steiner e Sting. No ppv Halloween Havoc, Goldberg bateu Sid e tornou-se campeão U.S. pela segunda vez.
Foi mais ou menos nesta altura que Goldberg passou pelo pior momento da sua carreira. Num combate pelo título contra Bret Hart, Goldberg deu um Mule-Kick em Hart, apanhando-o na zona da têmpora. Á primeira vista não se tratava de nada de especial, mas a violência e a colocação do golpe fizeram Bret Hart perder os sentidos, sendo que depois sofreu uma gravíssima contusão com comussão cerebral. Esta lesão levou ao abandono da carreira de Hart. Goldberg foi considerado responsável pelos directores da WCW, mas Bret Hart sempre o defendeu, dizendo que o golpe não teve maldade e que a lesão se ficou a dever a muito azar. A WCW ainda tentou lucrar com a situação tentando que Hart, culpabilizasse publicamente Goldberg, numa Storyline mal dirigida. Bret Hart ainda tentou mas isso fez com que ficasse com a consciência pesada. Devido a esse peso, Bret emitiu um comunicado público dizendo que aquilo era parte duma farsa para a WCW e que Goldberg estava completamente ilibado de culpas no acontecido. Por causa disso, Bret foi despedido e Goldberg afastado durante umas semanas.
Em Maio de 2000, Goldberg regressou, interferindo num combate NashvsAbbott vs Steiner. No ppv Great American Bash, Goldberg interferiu novamente fazendo com k Nash perdesse o título contra J.Jarrett. Assim, Goldberg passava a adoptar uma nova postura Heel, sendo que se tratava do último trunfo de Bischoff para salvar a companhia. Mas não havia volta a dar-lhe. A WCW ia acabar! Goldberg ainda se envolveu em conflitos com Scott Steiner, Lex Luger e Tank Abbott, mas já eram Storylines áridas, sem nexo nem interesse. O resto já sabemos. WCW falida…WWE compra a WCW. Mas…
2000 a 2003 – o Exôdo
Goldberg não assina pela WWE, passando assim o ano e meio seguinte a combater esporadicamente, e aparecendo em alguns filmes. A carreira filmatográfica agradava a Bill, mas nem todos os filmes tiveram o sucesso desejado.
No início de 2002, Goldberg fez um “sketch”com Chris Jericho, de modo a promover a NHL (National Hockey League). Nesse sketch publicitário, Goldberg fazia de treinador adjunto duma equipa e acabava por atacar um tresloucado Jericho.
Em Abril, Bill Goldberg foi convidado a participar numa Celebrity Auto Race. Goldberg sempre foi um apaixonado pelos carros e pelas motas. No decorrer da corrida, o carro teve problemas e Goldberg desistiu. Frustrado, Bill bateu violentamente com o braço no carro, fracturando-o. Desta forma andou 8 semanas com gesso!
Em Maio, Goldberg assina a rescisão contratual com a AOL/ Time Warner (detentora dos direitos desportivos do atleta), tornando-se assim free-agent, podendo actuar onde quisesse!
Em Agosto, Bill iniciou conversações com algumas federações japonesas, no sentido de aparecer em alguns shows locais. Tratavam-se de federações de Wrestling, Shoot-O Fighting e K1. Bill decidiu-se pela All Japan Pró Wrestling e assim estreou-se no dia 30 de Agosto, batendo Satoshi Kojima em pouco mais de 4 minutos. No dia seguinte assinou um novo compromisso, para alguns shows. Esse acordo tinha uma cláusula que lhe conferia a possibilidade de trabalhar sem ser em regime de exclusividade, ou seja, Bill poderia actuar por quem bem lhe apetecesse (inclusive no Japão). Depois de “devastar” mais algumas estrelas locais, Goldberg defrontou Rick Steiner em Yokohama, em Novembro.
WWE – Finalmente!
No final de 2002 começaram a surgir rumores (inevitáveis!) do interesse da WWE em contratar Goldberg. A WWE chegou mesmo mais longe, propondo já um ângulo para a Wrestlemania, entre Goldberg e The Rock. As conversações decisivas ocorreram no dia 8 de Janeiro de 2003, tendo Goldberg e Vince assinado um compromisso.
Aparentemente algumas questões legais foram levantadas e por isso o contrato não estava a pronto na altura da Wrestlemania. Assim, Goldberg só se estreou no dia seguinte à Wrestlemania, interrompendo uma cerimónia de apreciação ao Rock. Goldberg atacou o Rock aplicando-lhe um spear! Na semana seguinte, Goldberg desafia o Rock para um combate no ppv Backlash, ao que o Rock respondeu: “Nah!Ñ me parece!” A feud continuou e no dia 21, Rock atacou Goldberg com uma cadeira. Na semana seguinte, Goldberg venceu o Rock, no ppv BackLash.
Nas semanas seguintes, Goldberg envolveu-se em feuds com Jericho, 3-minute Warning e Christian. A feud com Jericho envolveu uma tentativa de atropelamento, um ataque com gás Mace e um combate no ppv Bad Blood, que Goldberg venceu! No dia 23 de Junho, Goldberg entrou num desafio com Rodney Mack, num combate de 5 minutos. Goldberg venceu em 25 segundos!
No mês seguinte começou a melhor feud de Goldberg na WWE. Goldberg resolveu ameçar HHH (campeão mundial da altura). HHH preferiu fugir e não defrontar cara-a-cara o ex-defesa dos Atlanta Hawks. Nessa altura, HHH lesionou-se (na realidade) e não pode competir numa tournée à Austrália. Goldberg (aparentemente) declinou a hipótese de substituir Helmsley na mesma tournée, algo que desagradou a Vince McMahon, que ameaçou tirar-lhe a chance de lutar no Summerslam pelo título, e lhe disse k ñ deveria fazer parte da WWE muito mais tempo. Nesta fase, Goldberg estava em conflito aberto com os Evolution. Aos Evolution juntou-se-lhes Kevin Nash. Do lado de Goldberg, estiveram HBK e Stone Cold.
Em Agosto, chegou o tão esperado Summerslam. Nesse ppv estava marcado um combate numa Elimination Chamber, pelo título mundial, entre HHH, Goldberg, Michaels, Jericho, Orton e Kevin Nash. Goldberg “limpou a casa” ficando sozinho contra HHH, que utilizou a sua marreta para vencer e se tornar campeão mundial. Devido a esta vitória, HHH anunciou e organizou uma festa de despedida, para Goldberg, que não gostou muito. Bill apareceu e destruiu HHH, lançando assim os dados para um novo combate para o ppv Unforgiven. Nesse combate, Goldberg venceu (finalmente) HHH, sagrando-se o novo campeão mundial da WWE.
Como campeão, Goldberg defendeu o seu título contra Jericho, Flair e Orton. HHH lançou uma campanha onde oferecia 100 mil dólares a quem “arrumasse” Goldberg. Quem reclamou o prémio foi Mark Henry, que atacou Goldberg nos vestiários. Rodney Mack tinha juntado forças com Henry e ambos tentaram lesionar Goldberg, valendo na altura a intervenção de HBK, que acabou por ser acidentalmente atingido por um Spear de Goldberg. Na semana seguinte, HBK e Goldberg, bateram Orton&Flair&Mark Henry, num Handicap Match. No final do combate, HBK deu um Super-Kick em Goldberg, tb acidentalmente, dizendo dp que agora sim estavam quites! Na semana seguinte o HBK vs Goldberg não chegou ao fim devido à intervenção de Batista, que “arrumou” Goldberg.
Em Novembro, Goldberg regressou à Raw, salvando o então GM Stone Cold, dum ataque dos Evolution. No final ambos fizeram uma festa da cerveja. Mas o conflito com os Evolution ainda ñ tinha acabado. A facção liderada por HHH, juntou Kane à equação, ficando Goldberg como alvo preferencial da “Big Red Machine”. Os ataques sucederam-se até ao dia 8 de Dezembro num programa Raw, quando Goldberg venceu Kane num Lumberjack Match. Mas a WWE tinha grandes planos para o ppv Armageddon. Nesse ppv Kane, HHH e Goldberg, defrontar-se-iam pela posse do título mundial. HHH venceu aproveitando o banho de sangue entre Kane e Goldberg.
Arredado da luta pelo título, Goldberg fez tudo para ter uma nova chance. No dia 19 de Janeiro de 2003, num show Raw, Goldberg venceu uma Battle Royal, para se posicionar como o 30º lutador a entrar para o combate Royal Rumble. Nesse show, e apesar de ter sido o último a entrar, Goldberg foi eliminado por Kurt Angle. Essa eliminação deveu-se à interferência de Brock Lesnar (não participante do combate) que aplicou um f-5 a Goldberg. Goldberg ficou doido e tentou apanhar Lesnar de qq forma, mas não o conseguiu dado que Brock fazia parte da Smackdown, enquanto que Bill estava na RAW. O G.M. da Raw, e amigo de Goldberg, Stone Cold ofereceu-lhe um bilhete de primeira fila, para o ppv seguinte da Smackdown, de forma a k pudesse estar mais perto de Lesnar. Na semana seguinte, Goldberg aplica um spear, acidentalmente, em Stone Cold, no meio duma grande confusão, de que ainda fizeram parte Vince McMahon e Paul Heyman! Com o bilhete na mão, Goldberg foi ao ppv, interferindo no combate principal, custando a Brock o título mundial. Quem agradeceu foi o malogrado Eddie Guerrero que assim se sagrou campeão mundial.
Assim estavam lançados os dados para que Brock e Goldberg se defrontassem na Wrestlemania XX. Nesta altura, Goldberg começou a filmar o filme “Santa´s Slay”, ficando arredado de todos os shows até à Wrestlemania. Na Wrestlemania XX, Goldberg derrotou Lesnar, com Stone Cold como árbitro especial. No final do combate, Stone Cold atacou com Stunners os 2 participantes do combate. Uma curiosidade deste combate, é de que, opunha 2 grandes vedetas que estavam de saída da WWE, Lesnar para o futebol americano (onde fracassou nos Vikings) e Goldberg em fim de contrato, partia para Hollywood (onde continua à espera dum filme em condições!). No final do combate, McMahon tentou renegociar o contrato com Bill, mas este pediu mais dinheiro, menos aparições, mais controlo criativo e uma storyline com Stone Cold. Vince não pode satisfazer todos os pedidos e por isso Goldberg rumou a Hollywood.
Mas…poderá Goldberg um dia voltar? Sinceramente não me parece, mas gostava muito que fosse possível.
Sabiam k…
William Goldberg e Wanda Ferraton (dupla de cinema) casaram em Florida Keys, rumando depois para a lua de mel no Hawai.
Bill Goldberg tem um livro que retrata a sua carreira. O seu título é “I´m next – a strange jouney of america´s most unlikely Super-Hero”
Goldberg participou nos seguintes filmes: The Kid & I (2005); Santa's Slay (2005) (fazendo papel dum irado Pai Natal); The Longest Yard (2005) (gostei muito deste filme); Looney Tunes: Back in Action (2003); Ready to Rumble (2000);Universal Soldier: The Return (1999).
Para além disso, entrou nas seguintes séries: "Desperate Housewives" (fazendo de prisioneiro, colega de cela dum dos protagonistas); "Yes, Dear"; "Pros vs. Joes"; "The Contender"; "Modern Marvels"; "Monster Garage"; " MTV Punk'd"; "HBO First Look"; "The Man Show";"Weird Weekends"; "Family Guy" (voz, dado k é uma série de animação) e "The Love Boat: The Next Wave"
Ainda foi convidado dos seguintes talk-shows: "The Maury Povich Show"; "Dennis Miller Live"; “Tonight Show “(Jay Leno) e ainda “Late Night”(Conan O´Brien)
Actualmente, Goldberg é o apresentador dum programa automobilístico do Canal História, chamado “Automaniac”.
Galeria Goldberg
Filmes
Soldado Universal 2
Ready to rumble
The Longest Yard
Santa´s Slay
Celebridades
Jay Leno em 2 ocasiões: 1º em ringue, 2º no Tonight Show
A lenda viva do Hockey, Wayne Gretzy
A lenda do Basebol, Mark McGuire
Da esquerda para a direita: Herschel Walker, Jean Claude Van Damme, GOLDBERG, Chuck Norris, Brett Hul
Os actores David Arquette (Ready to Rumble) e Adam Sandler (Longest Yard)
Capas
14 Powerbombs:
Parabens por mais um grande artigo. Conheço bem o fenómeno de popularidade de Goldberg nos US. Quando apareceu foi uma autêntica loucura.
Como já aki alguém disse: "Marcão é o King of Kings dos Blogs portugueses". Parabéns!
10:11 da tarde
OHHH YEEEEEEEEEEEEE a bio ta um expectaculo eu atino bues o Goldberg inda bem k fixeste exta bio lia com bue da atenção o blog e o mlhor em faxer BIO's!!!!!
paxa la nu meu e comenta http://smackdownraw.blogs.sapo.pt xau fika bem!!! GOLDBERG 4EVER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
11:23 da manhã
Muito bom como é costume,mas tenho uma pekena dúvida.Já li em mais do que um sitio que este balanço de vitórias derrotas n está bem correcto,diz-se k o 1º combate do goldberg foi com nada mais nada menos k rowdy piper,estilo um teste ao bill,e ele perdeu,só k a wcw devido ao rápido sucesso dele decidiu esconder esse facto.sabes se é mesmo assim?
E em relação ao comportamento do bret em relação ao incidente só posso dizer k não surpreende vindo do grande profissional fora e dentro do ring que é Bret the hitman Hart.
12:42 da tarde
V1,parece-me k isso foi mesmo verdade, mas foi efectuado num dark match.A gimick era diferente e Bill foi apresentado apenas como Gold. Rowddy Pipper vinha duma lesão e competia em dark matches para recuperar ritmo. Como sempre, a WCW deixou k os participantes do Dark Match decidissem o final. Hot Rod mto mais experiente decidiu que iria vencer e acabou (pelo k consegui pesquisar)por vencer agarrando as cordas.
O caso dos resultados do Goldberg é uma vergonha! Eu aprecio-o dentro do ringue e acho k tinha (ou tem!) uma gimmick portentosa, mas a WCW cometeu diversos erros. De 30 e tal vitória passaram para 46, e daí para 60, em apenas uma semana. Mesmo com mto boa vontade, os adeptos nunca foram mto com essa estratégia, se bem k apareciam sempre mtos cartazes com resultados diferentes. Tb houve fãs que agastados com o k se estava a passar, resolveram gozar com a situação, e recordo-me perfeitamente (transmitiam na DSF)de ver fãs com cartazes a dizer 301-0, ou outros resultados exagerados.
Abraço
6:24 da tarde
Boas!
Muitos Parabens pela Bio como por todas as outras.
Já agora a WWE não criou uma personagem para gozar com o Goldberg que se chamava Gillberg ou umas cena assim?
Fica bem!
12:50 da manhã
è caso pa perguntar:
Who's next???
Muito bom ao nivel a que nos tens abituado caro colega!!!
7:35 da tarde
Sabes kem gostaria mesmo de ver nas tuas bios?
O morto Undertaker!
12:01 da manhã
pa variar...exelente ;).um dos meus wrestlers preferidos.grande marcao
1:31 da tarde
excelente trabalho!!!!
agr so falta esperar por taker guerrero e batista
3:11 da tarde
ganda bio!!
10:33 da tarde
Pegar um artigo em inglês, traduzi-lo ao pé da letra no tradutor da Altavista ou similar e colocá-lo no blog....que coisa feia! Ficou quase incompreensível.
12:06 da manhã
Olá...gostaria de saber se Goldberg continua lutando ou se ele já parou????
Valeu
3:52 da manhã
Seu último confront foi contra Lesnar, na Wrestlermania XX, pelo que me lembre, contra Brock Lesnar, depois disto eu espero que agora ele volte para o mundo do Wrestling, pessoas como ele realmente faz falta neste desporto.
3:13 da manhã
E o que tem demais ele pegar um artigo em inglês ?, ao menos ele traduziu e colocou uma das melhores biografias da carreira de Goldberg demonstrada virtualmente em português, tudo bem, ao menos ele poderia ter colocado o nome do autor do texto, mas eu gostei desta biografia, mesmo copiado, parabéns Marcão.
1:51 da manhã
Enviar um comentário
<< Home