sábado, março 04, 2006

HHH2

A consolidação do Cerebral Assassin

No dia 3 de Janeiro de 2000, HHH bateu o Big Show e reconquistou o seu título mundial. Aliás este foi um mês muito profícuo para Helmsley, dado que no Royal Rumble bateu Cactus Jack numa street-fight para a história. Este combate abriu portas a outro, a realizar em Fevereiro, onde num Hell in a Cell, HHH obrigou Mick Foley a reformar-se. Na Wrestlemania 16, HHH derrotou o Rock, Mick Foley e Big Show, num Fatal 4-Way, de forma a reter o título mundial.

Em pleno período de fusão com ECW e WCW, HHH teve alguns conflitos com alguns atletas oriundos destas companhias, dos quais destacamos Tazz (ECW) ou Benoit (WCW). Para além disso convém relembrar que HHH só contava com o apoio de Stéphanie. O restante da família McMahon, desprezava-o (storyline) e pretendia acabar com a sua saga como campeão mundial. Por isso não foi de estranhar que no Backlash de Abril, HHH tenha perdido o título contra o Rock, num combate arbitrado por Shane McMahon. Mas este título foi “sol-de-pouca-dura” dado que em Maio no Judgement Day, HHH bateu o Rock e tornou-se novamente campeão mundial! Este combate permitiu um aproximar de Vince e Shane a HHH. Desta forma, o Rock trocava de papel com HHH e ficava ele a ser o bom da fita, ficando HHH a ser uma espécie de “pau-mandado” de Vince. Desta forma ficaram criadas as premissas que permitiram uma reunião duma família feliz.

HHH e o seu sogro!

Em Junho de 2000, surgiu mais um exemplo do quão confuso pode por vezes ser o mundo do pró-wrestling. No ppv King of The Ring, formaram-se 2 equipas que lutariam pela posse do título mundial, sendo que existiam algumas estipulações específicas. Como sabemos o título mundial é individual e por isso não faz grande sentido fazer um combate entre equipas pela posse do mesmo. Ainda por cima podemos verificar o desequilíbrio das equipas envolvidas: de um lado Rock/ Kane e Undertaker, do outro HHH/ Vince e Shane McMahon. Calo está que a 1ª ganhou e desta forma o Rock sagrou-se campeão mundial. Depois disso HHH teve uma hipótese de lutar pelo título, quando combateu K.Angle e Rock no Summerslam, sendo que Rock venceu e não houve mudança de campeão.

HHH vs Austin

A 6 de Novembro, HHH foi envolvido numa Storyline onde alguém teria tentado atropelar Stone Cold. Austin desconfiou de tudo e de todos. Mas HHH pareceu ser sério quando disse a Austin que nunca faria algo desse tipo, a alguém do calibre do “RattleSnake”. Austin acreditou e no final dessa noite teve um combate com outros 2 suspeitos: Rikishi e Angle. O combate degenerou dado que Angle e Rikishi se uniram contra Austin. No final HHH correu para o ringue, para aparentemente ajudar Austin, o que lhe valeu uma valente ovação por parte do público. Chegado ao ringue HHH (e a sua inseparável marreta) surpreendeu meio mundo ao atacar…Austin. Desta forma estava descoberto o autor moral da tentativa de atropelamento. Tratou-se dum plano de HHH onde Rikishi conduzia o carro. Isto abriu as portas para aquela que pretendia ser a “feud” do século.

HHH e Austin iniciaram então uma série de combates e de ataques violentos, que por vezes sorriam a Austin e outras a HHH. A plateia delirou quando Austin rebentou a roulotte de HHH, com uma grua, ou quando HHH atacava com a marreta e deixava um ensanguentado Austin K.O. no ringue. O conflito teve o seu apogeu no Armaggedon de Dezembro, quando Austin, HHH, Angle, Rikishi, Rock e o Undertaker, combateram num Hell in the Cell, pela posse do título mundial. O vencedor foi …Angle. HHH teve hipótese de lutar a solo pelo título quando defrontou Angle no Royal Rumble, mas Stone Cold interveio e ajudou o campeão olímpico a manter o título. De forma a por fim a este interminável conflito, McMahon marcou um 3-series grudge-match para o ppv seguinte. Assim Austin e HHH enfrentar-se-iam num combate normal, depois numa street-fight e para terminar num cage-match. Austin venceu o primeiro mas nos outros dois foi HHH o vencedor. Mas este combate revestiu-se de grande polémica e por isso para terminar de vez com a feud, HHH e Austin iriam combater na Wrestlemania 17. HHH venceu e assim terminava esta grande feud entre 2 dos maiores artistas da WWE. Mas estava para acontecer um novo surpreendente golpe de teatro.

Em Abril, e no pós-Wrestlemania, Austin teve um cage-match contra o Rock. HHH interveio e correu (com a marreta) para o ringue e quando toda a gente pensava que ele ia atacar Austin, HHH atacou… o Rock! Isto surpreendeu toda a gente. Assim ficaram criadas condições para a formação duma improvável aliança entre Austin-HHH-McMahon, que ficou conhecida como a Power Trip. Juntos foram quase imparáveis. Desta forma, HHH e Austin começaram a combater em Tag-matches e foi uma questão de tempo até conseguirem alcançar o ouro. No Backlash de 2001, HHH e Austin bateram os “irmãos” Kane e Undertaker, tornando-se assim campeões do mundo de Tag-Team. Isto permitiu uma série de combates entre estas 4 vedetas, numa das quais o título intercontinental foi ganho por Kane. Apesar disso, HHH e Austin juntos pareciam imparáveis. Só um imponderável muito grande é que os podia travar. E uma vez mais, a realidade confundiu-se com o mundo do espectáculo, e originou o episódio mais negro da carreira de HHH na WWE.

A lesão mais grave de sempre

A 21 de Maio d 2001, HHH e Austin iriam defender os seus títulos contra Benoit e Jericho. Durante o combate, HHH sentiu uma fisgada na coxa, mas nada de anormal. Com o desenrolar dos acontecimentos, HHH teve que entrar em ringue para evitar uma submissão de Benoit a Austin. Ao empurrar o seu oponente, o seu joelho cedeu, torceu e virou para o lado errado (dói k se farta, acreditem!). HHH não aguentou, caiu e soltou um esgar de dor. Vendo as imagens pelos ecrãs, Stéphanie não aguentou e verificou imediatamente que a lesão era grave, obrigando os paramédicos a intervirem.



HHH contorcia-se com dores! A muito custo lá o conseguiram levantar e levar em ombros para os balneários (os mais atentos já devem ter visto esta imagem naqueles avisos a preto-e-branco do “don´t try this at home”). Resultado: Ruptura de Ligamentosdo joelho e ruptura em toda a extensão do quadrícipide. Prognóstico: Cirurgia e 8 a 9 meses sem competição. A sua cirurgia foi filmada. Durante o tempo em que em recuperação, HHH só apareceu uma vez em público, em Outubro de 2001, fazendo então um ponto de situação em relação ao seu estado físico. Assim os fãs ficaram sem HHH durante cerca de 8 meses. Tempo suficiente para HHH regressar ainda mais forte e ainda mais dominador.

O Regresso de “The Game”

No dia 7 de Janeiro de 2002, e sem que nada o fizesse esperar, HHH regressa à WWE, e faz uma entrada triunfal em ringue. Eu tenho o vídeo do seu regresso e a reacção do público foi uma coisa fantástica. Nunca vi um público tão emocionado e tão vibrante como dessa vez (ainda por cima eles não sabiam k o Game iria regressar tão cedo). Foi algo espontâneo e soberbo. HHH teve um recepção completamente Face. Não nos podemos esquecer que HHH é aquele lutador que toda a gente adora poder odiar. É verdade. Trata-se duma relação amor-ódio.

Neste retorno, HHH já aparecia sem a companhia de Stéphanie. Aparentemente (na storyline) Stéph e HHH tinham se chateado.Mas HHH “entrou a matar!”. Venceu o Royal Rumble 2002, conseguindo uma vaga pelo título mundial na Wrestlemania 18. Como Stéph e HHH se tinham chateado, a filha do “Homem!” arranjou alguns amiguinhos que tratassem da saúde a Helmsley. Assim, e antes da Wrestlemania, HHH envolveu-se numa feud com K.Angle pela posse da vaga (que era de direito sua) do combate pelo título mundial. Angle venceu uma vez (ajudado pela special-referee Stephanie) e dessa forma roubou a chance a HHH, que mais tarde recuperava a mesma chance devido à intervenção de Ric Flair (na altura fazia de co-proprietário da WWE), que ordenou a repetição do combate. Desta vez HHH não deu hipóteses e por isso estava de novo na estrada do título.



Chegados à Wrestlemania, HHH teve de lutar com Jericho pela posse do Undisputed WWE title. HHH foi mo superior e venceu categoricamente o seu adversário tornando-se assim novamente campeão mundial. Consequentemente, a WWE exigiu que HHH lutasse contra Stéphanie e Jericho, num triple-threat match. Se Helmsley vencesse, Stéphanie (ou Jericho, conforme o caso) seriam expulsos da TV. HHH nem pensou 2 vezes e aplicou um pedigree a Stéphanie, empurrando-a para fora da WWE.

E agora um pouco de TODA A VERDADE. HHH, Stephanie e Vince acharam melhor deixar a personagem de Stephanie um pouco mais resguardada e não tão exposta. Assim poderiam fazer um ângulo em k se divorciavam e HHH alcançava assim a libertação da ligação à família do “Homem”, podendo vencer independentemente.



Em Maio de 2002, Vince e Angle bateram HHH e Flair, com a ajuda do Undertaker. No dia 1 de Abril, Flair entrega um novo titulo (relacionado com a reunificação de WWF e WCW) a Helmsley. No dia 21 de Abril, HHH teve um dos seus momentos mágicos, quando defrontou o seu antigo ídolo Hulk Hogan. Hogan venceu e tornou-se assim no novo campeão mundial. No final do combate HHH apertou a mão a Hogan, em sinal de respeito.

A partir daqui, HHH envolveu-se em feuds com Jericho, Lance Storm, Test e Undertaker. Chegados a Junho, HHH e Hogan vencem “ex-aequo” uma battle royal, pelo lugar de candidato nº1 ao título de Undertaker. McMahon ordena um combate entre ambos e HHH vence, colocando-se assim na pole-position do combate pelo título no King of the Ring! Nesse p.p.v o Taker venceu, depois duma cadeirada de Rock ter acertado inadvertidamente em HHH, deixando-o K.O.

HHH vs HBK – Abel vs Caim

A rivalidade de HHH e HBK é mto antiga. Já data do tempo em k HHH expulsou HBK da D-X. Mas foi em 2002 que o conflito realmente explodiu. Na época vivia-se ansiosamente os últimos dias que iriam originar a criação de 2 ligas dentro da mesma federação. Assim metade dos atletas iria para a liga Raw, enquanto outra iria para a liga Smackdown. Um dos maiores (e mais cobiçados) indecisos era HHH. No ppv Vengeance, HHH decide que ir-se-ia juntar ao seu colega e amigo de longa data, HBK, na liga Raw. Logo no primeiro capítulo surge a traição, tendo HHH deixado HBK K.O. no meio do ringue. HHH ainda atacou violentamente Michaels nos bastidores.


Isso despoletou a maior rivalidade de sempre na carreira de HHH. Michaels era agora a sua némesis ou o seu arqui-rival. Durante meses destruíram-se mutuamente. Os conflitos acabavam invariavelmente em banhos de sangue. O conflito ainda meteu Rock e Brock Lesnar ao barulho, e só ficou (mais ou menos) concluído em Agosto, mais concretamente no Summerslam, num combate ganho por Michaels. Foi um combate verdadeiramente espectacular e sangrento. No final HHH atacou HBK com o seu “sledgehammer”, fazendo com k Michaels saísse do ringue de maca!





HHH – a saga continua

Em Agosto, HHH bate Undertaker por uma posição de candidato nº1 ao Undisputed World Title de Brock Lesnar. No final do show, Stéphanie (então a desempenhar a função de G.M da Smackdown) anuncia que o Undisputed World Title é um exclusivo da Smackdown! Desta forma, HHH não poderia lutar por ele. Assim teria que se chegar a uma solução. Eric Bischoff resolveu a questão, entregando a HHH um novo título mundial, uma espécie de Raw World Title, que não era mais do que uma réplica do utilizado na WCW. Assim passaram a existir 2 campeões mundiais, um em cada liga. HHH foi nomeado directamente e assim tornava-se de novo campeão mundial.

Nessa mesma noite, HHH bateu Flair defendendo assim a sua nova posição de campeão. No inicio deste seu reinado, HHH defrontou Jeff Hardy, Spike Dudley, RVD e Bubba Dudley. Foi tb nesta altura que HHH foi inserido no caso de assédio sexual de Nicole Bass, contra a WWE. HHH foi testemunha no processo que opunha a ex-Bodybuilder à WWE e a Steve Lombardi (tb conhecido como Brooklyn Brawler).



A WWE achava k HHH vs HBK ainda lhes podia dar uns cobres, e por isso fez regressar Michaels num Casket Macth entre HHH e Kane (na altura envolvidos na mais estúpida storyline da WWE, o caso Katie Vic!). Michaels saltou do caixão para aplicar um Sweet Chin Music em HHH e permitir a vitória a Kane. O título não estava em jogo. Michaels continuou a interferir nas semanas seguintes. Até que chegámos ao Survivor Séries, onde Michaels bate HHH, RVD, Jericho, Kane e Booker-T, numa elimination chamber para se sagrar campeão mundial. Este episódio só veio incendiar ainda mais os ânimos entre HHH e Michaels. Devido a um golpe mal calculado de RVD, HHH teve de ser internado no hospital de modo a fazer exames à garganta. 2 dias depois teve alta. A rivalidade manteve-se acesa até dia 15 de Dezembro, quando HHH venceu HBK num 3 match séries, e se sagrou novo campeão mundial. HHH bateu Michaels numa street fight e num ladder match, enquanto que Michaels venceu um cage match.

HHH e a criação dos Evolution, e os conflitos com ex-vedetas da WCW

Um dia depois de se sagrar campeão do mundo, HHH teve direito a uma cerimónia apreciativa especial. Essa cerimónia foi interrompida por Scott Steiner, que acabava de revelar que tinha assinado com a Raw um contrato que contemplava um combate pelo título dentro dum mês no Royal Rumble. Este acontecimento originou uma nova fase na carreira de HHH. Nesta nova fase, HHH teve alguns conflitos interessantes com ex-atletas da WCW (acabadinhos de serem inseridos após a fusão). Deles destacam-se Big Poppa Pump (Scott Steiner), Booker-t, Goldberg e outro dos seus melhores amigos na vida real, Kevin Nash.

Isto apanhou todos de surpresa. Para uma semana depois ficava marcado um braço-de-ferro entre os 2. Steiner venceu e humilhou completamente o campeão. É bom relembrar k o “Freakzilla” Big Poppa Pump, Scott Steiner, era de facto uma besta (tudo devido a muitos, muitos, muitos esteróides). Cada vez k entrava em ringue, o público gritava “Steroids, Steroids, Steroids” e isso endoidecia Steiner. Mas que era verdade, era! Depois duns episódios pitorescos, Scott Steiner bateu HHH no Royal Rumble, mas não foi eleito campeão pq HHH foi desqualificado por uso inadvertido do seu SledgeHammer.

Ao mesmo tempo cogitava-se que Flair estaria com ideias de reformular a sua facção dos 4 Horsemen. Em vez disso criou-se uma nova facção denominada Evolution, que pretendia revolucionar o Sports Entertainment. Convenhamos que na sua essência, os Evolution eram extremamente parecidos com os 4 Horsemen. As atitudes, a elegância, a maneira de vestir, o “styling and profyling”, tudo mto similar! O grupo era composto por HHH (o melhor do mundo na altura), Flair (o mais experiente), Batista (o mais forte) e por Randy Orton (o mais promissor). Juntos eram quase imparáveis. A estreia ocorreu a 20 de Janeiro quando invadiram o ringue para atacar Scott Steiner, que combatia Batista.

Até Março, HHH sempre com os Evolution a guardarem-lhe as costas voltou a vencer Steiner, e bateu Booker-T , RVD e Maven, de forma a garantir a manutenção do título. Chegados a Março, Booker-T perfilou-se como o candidato nº1 ao título e na Wrestlemania 19, sem surpresa nenhuma, combateu com HHH que o cilindrou completamente. Nessa altura, Kane, Goldust e Booker-T eram muito amigos e tiveram alguns conflitos com os membros dos Evolution. Para além destes, HHH ainda teve tempo para reacender a sua feud com Michaels, atacando-o no final dum combate tag-team, o que levou ao regresso de Kevin Nash (tb conhecido como Diesel) à WWE. Nash tinha estado a recuperar de (mais) uma lesão no joelho, e resolveu interferir atacando HHH e defendendo Michaels.

Kevin Nash vinha com ideias fixas de roubar o título de campeão mundial a HHH, mas não o conseguiu. Entre Abril e Junho, encontraram-se muitas vezes em ringue, normalmente acompanhados por Michaels, Hurricane ou Booker-T (do lado de Nash) e pelos membros dos Evolution (do lado de HHH). Kane, RVD e Jericho foram-se envolvendo amiúde. O conflito alcançou o seu êxtase quando HHH protestou contra o regresso de Mick Foley, que foi escolhido como árbitro especial, dum combate pelo título no ppv Bad Blood. HHH venceu esse combate e arrumou com o conflito com o seu amigo (na vida real) Nash.


Entretanto HHH preparava já as armas para outro conflito importante. Em Junho de 2003, HHH bateu Kane num Title vs Mask match, que implicou a perda de máscara por parte de Kane. Se Kane vencesse tornava-se campeão mundial. Como HHH venceu, Kane foi forçado a abandonar a mascara. Por detrás da máscara escondia-se uma criatura hedionda! Em seguida, HHH defendeu o seu título contra o colega Tag-Team de Kane, RVD.



HHH dominava, mas estava para surgir mais uma grande “pedra no sapato”: Bill Goldberg. Em Agosto, no Summerslam, HHH bateu Goldberg, Orton, Jericho, Michaels e Nash, numa Elimination Chamber. Uma vez mais, ficou demonstrada a tendência vitoriosa de HHH em combates deste tipo. A partir daqui, desenvolveu um interessante conflito com a ex-defesa central, dos Atlanta Hawks (NFL), Bill Goldberg. Esta disputa teve alguns conflitos interessantes, como por exemplo numa edição de Raw em que HHH e Flair fizeram dupla contra Goldberg e…Orton. Claro que o combate rapidamente se tornou num 3 contra 1, tendo os evolution demonstrado que se mantinham unidos. Outro dos episódios interessantes desta feud, aconteceu quando HHH e os Evolution deram uma festa de despedida em honra de Goldberg, que não gostou nada da brincadeira e apareceu para destruir a festa, aplicando um grande Gorilla Press em Helmsley.


No dia 21 de Setembro, no ppv Unforgiven, HHH perde finalmente o título para Goldberg. Isto levou HHH dizer que os fãs da WWE necessitam mais dele do que ele dos fâs! A partir daqui HHH ofereceu uma recompensa de 100,000 $, à vedeta que “arrumasse “. Em Novembro no Survivor Séries, Goldberg defende o título com a ajuda de um “sledge hammer” (vejam a ironia!), contra HHH e os Evolution. Mas a recompensa mantinha-se. Kane apareceu num show da Raw, aparentemente para atacar os membros dos evolution. Em vez disso deu um enorme “Chokeslam from Hell” a Goldberg. Desta forma ficavam lançados os dados que permitiriam um combate a 3 pela posse do título mundial, em Dezembro no Armageddon. Esse combate foi ganho por HHH, que assim se sagrava novamente campeão mundial.



Evolution - styling and profyling!


HHH vs Michaels com Benoit na Jogada.

HHH e Shawn Michaels recriaram uma feud que tantos pontos têm dado à WWE. No dia 29 de Dezembro, HHH e Michaels lutaram durante 40 minutos num combate que acabou com um duplo-pin. Bischoff estava a servir de árbitro e declarou um empate polémico que terminou sem mudança de campeão. A feud ia aumentando de intensidade, quando no Royal Rumble, HHH e Michaels voltam a empatar, num Last-Man-Standing. Ao mesmo tempo, Benoit vencia a Battle Royal da Royal Rumble e assumia-se como candidato nº1 ao título. Mas a qual título? Benoit competia na Smackdown, mas devido a uma falha na legislação (storyline), transferiu-se para a Raw, com o intuito de defrontar HHH na Wrestlemania. HH não gostou. Michales tb não. No dia em que deveria assinar o contrato para lutar contra HHH na Wrestlemania, Benoit foi surpreendido por um super-kick de Michaels que aproveitou e pôs o seu nome no contrato. Bischoff decidiu que o combate pelo título seria um triple-threat-match. Assim chegámos à Wrestlemania XX, e Benoit venceu a contenda sagrando-se então pela primeira vez (na WWE) campeão mundial, obrigando HHH a desistir com um crippler-crossface. Para piorar a situação, HHH foi sorteado no draft-lottery, para ir para a Smackdown. A situação foi reposta com a transferência dos Dudleyz e Booker-T, para a Smackdown e o regresso de HHH à Raw e aos Evolution.



Neste regresso (nunca chegou realmente a partir) à RAW, HHH foi batido várias vezes por Shelton Benjamin. Isto foi de facto surpreendentemente porque Benjamin era quase um desconhecido (tinha chegado no Draft à RAW). Isso abalou Helmsley. De tal forma que no BackLash num remake do combate da Wrestlemania, Benoit voltou a vencer e a defender a sua posição como campeão mundial. HHH passou uma má fase. Entretanto num combate em que à priori HHH não teria dificuldades, acabou por ganhar a Tajiri por desqualificação, dado que o pequeno japonês lhe cuspiu a névoa verde para os olhos. Mas os ataques a Benoit e Michaels ia-se sucedendo. Esta disputa estava longe de estar terminada. Este conflito ainda envolveu (mais) um Hell in the Cell, entre HBK e HHH, a realizar no ppv Bad Blood. Esse sangrento combate teve 50 minutos de duração e no final HHH emergiu vencedor. No dia seguinte e devido à violência dos combates anteriores, Jim Ross tentou iniciar um pacto entre HHH e Michaels, pois achava que o conflito já tinha ido longe demais. Quando ambos estavam para apertar as mãos, Kane intrometeu-se atacando HBK, lesionando-o (storyline) gravemente na graganta. HHH ficou impávido e não ajudou HBK. Em vez disso saiu do ringue a rir.

HHH e HBK seguiam então caminhos separados, tendo HHH iniciado um ângulo com Eugene. Mesmo assim HHH não desistia do título mundial. No ppv Vengeance, Benoit voltou a defrontar e a bater o Cerebral Assassin. Desta vez HHH foi vitima do seu próprio veneno, dado que foi Eugene que inadvertidamente acertou em HHH com uma cadeira, permitindo a Benoit o pin. Isto enfureceu HHH, que na edição seguinte de Raw, deu uma lição a Eugene com a ajuda dos Evolution. A feud com Benoit continuou num 60 minutes Iron Man Match, que Benoit venceu 4-3, garantindo assim a defesa do título.