John Cena: Marketing ou Talento?
Cena: Talento ou Marketing?
Saudações. Durante os últimos meses tenho sido extremamente claro, nas minhas posições em relação a John Cena, como campeão mundial. Tenho sempre dito (e alguns amigos meus até já gozam com isso) k nada me move contra o “rapper” de Bóston, mas acho k em diferentes ocasiões, lutadores como Edge e HHH mereciam mais ser campeões. Na minha óptica têm mais fibra de campeão do k Cena. Mas Cena ainda pode evoluir. Com o tempo a passar passei a estudar com maior atenção Cena no ringue. Cheguei a conclusão que o naipe de golpes de Cena em ringue é…Mediano! Mas existem de facto 2 coisas k me surpreenderam: a sua intensidade em ringue e o seu relacionamento com determinada fatia do público. Devido a isso, decidi investigar…Seguidamente apresento as minhas conclusões!
Ficha Técnica
Nome: John Félix Anthony Cena
Data de Nascimento: 23 Abril, 1977, em West Newburry, Massachussets
Altura:1,87cm Peso:110kgs
Treino: Ultimate University
Tb conhecido como: Prototype (OVW); Doctor of Thuganomics
Golpe Característico: F-U (death valley modificado) e STF-U
Feuds Importantes: Jericho, Kidman, Lesnar, Undertaker, Eddie Guerrero, Benoit, Heyman, Big Show, Booker-t, Carlito, Orlando Jordan, JBL, Angle, Edge e HHH.
Palmarés
UPW Heavyweight;
OVW Heavyweight
OVW Southern Tag Team com Rico Constantino;
WWE United States batendo o Big Show (Wrestlemania XX);
WWE United States batendo Booker T –num Best of 5 Series
WWE United States batendo Carlito Cool
WWE Heavyweight vencendo John Bradshaw Layfield (Wrestlemania 21);
WWE Heavyweight vencendo o Edge (2006 - Royal Rumble);
No inicio…
John Cena frequentou a Universidade de Springfield, Massachussets, onde actuou na equipa de futebol americano. Cena era um autêntico animal, dado k mal acabava o treino ia imediatamente para o ginásio, onde desmaiou vezes sem conta devido ao esforço dispendido. Cena frequentava o ginásio Hard Knocks.
Desde muito novo, sempre k perguntavam a Cena o k é k ele keria ser ado fosse grande, a resposta era: “campeão mundial”.Cena nunca foi tema de conversa nos jornais locais. Nunca foi um jogador acima da média, mas antes um jogador de equipa. Nunca ganhou um prémio individual nem um jogo sozinho. Devido a isso sempre sentiu uma pontinha de frustração e talvez alimentado por isso resolveu mudar de rumo. Desde muito novo, que Cena era um adepto de Wrestling. O seu pai era um comentador de Wrestling nas horas vagas (denominava-se John Fabulous e trabalhava para a Chaotic Wrestling) e foi um dos grandes impulsionadores da sua mudança na carreira. Cena sempre sonhou em ser campeão mundial de wrestling. Para isso resolveu matricular-se na Ultimate University Academy. Lá teve o seu primeiro contacto real com o pró-Wrestling. A sua formação continuou com passagens pela UPW e pela OVW.
Durante a sua passagem pela OVW, Cena costuma andar acompanhado por Samoa Joe e por Frankie Kazarian. Juntos costumavam rappar, mas mais em tom jocoso de brincadeira. Cena nunca pensou em levar a sério esta faceta musical, mas mais cedo do k pensava, os seus dotes foram descobertos.
Qdo pensava seguir os passos dos colegas e transferir-se para a TNA, devido à falta de chances na WWE, Cena foi bafejado pela sorte. Em determinado “house Show” algum wrestler faltou e Cena foi chamado a substituí-lo. Cena demonstrou grandes argumentos. A sua capacidade física causou impacto no público e os responsáveis da Smackdown decidiram dar-lhe uma hipótese.
Smackdown – O inicio de 4 anos intensos
Em plena altura de “Angle Invitational”, a WWE achou por bem lançar Cena nessa rubrica, em k um desconhecido herói local tentaria bater Angle pela posse das suas medalhas. Desta forma no dia 27 de Junho de 2002, John Cena aceitou o desafio de Angle e compareceu no Invitational. Cena era um completo desconhecido, mas teve uma performance assinalável, quase batendo Angle em diversos momentos. Angle acabou por vencer e no final Cena tentou-o cumprimentar, mas Angle aproveitou para o atacar. Nos vestiários, Cena foi congratulado pelo campeão da altura, o U ndertaker, que anteviu um futuro radioso, para o jovem de Bóston. Estava claro k a WWE tinha acertado em cheio e Cena era agora uma estrela para o futuro.
As fotos da estreia!
Na altura existiam vários jovens a aparecer na WWE. Brock Lesnar foi o k mais impacto criou, mas Matt Morgan e Nathan Jones tb eram considerados produtos rentáveis a médio-prazo. Cena vinha logo atrás. Depois da performance contra Angle, Cena foi posto em combates com Jericho. Juntos conseguiram-se ajudar mutuamente através duma feud k teve o seu apogeu num combate 2 x 2, entre Cena e Taker, contra Jericho e Angle. A vitória sorriu aos primeiros dado k Cena a bateu Jericho
Ao mesmo tempo, Cena ainda competia regularmente na OVW de modo a aperfeiçoar o seu “jogo”. Mas na Smackdown, Cena estava lançado. Entre Julho e Agosto, Cena bateu Test, Rico e Angle (por dq). Nessa altura, Cena foi posto numa feud com Billy Kidman, k alteraria a sua personagem.
Cena – Heel, a primeira mudança
Em Outubro a WWE colocou Cena perante o dilema de alterar a sua personagem dado k não estava a receber o feed-back esperado. Cena passaria a ser Heel. Como fazer isso? Fácil…o mais velho truque dos livros. Dp dum combate que perdeu contra Billy Kidman, Cena atacou-o violentamente, deixando-o numa poça de sangue. Estava feito. Cena era Heel.
Cena começou a adoptar diferentes personagens na OVW e na WWE. Na OVW era considerado o “Prototype” ou simplesmente “Mr.P.”, que era um lutador k lutava mascarado. Na WWE mantinha o seu lado heel. Na WWE Cena juntou-se a Matt Hardy e teve alguns bons combates de duplas. No dia 5 de Dezembro, Cena e Rikishi entraram numa batalha de Rap, k se revelou muito fraquinha: Desta forma Cena e Rikishi iniciavam uma nova e um bocado “vaga” feud. Devido a ter sido uma feud fraca, a WWE tentou uma última feud para tentar dar o definitivo “empurrão” à carreira de Cena.
Haas e Mr.P. (Cena)
A wwe criou um ângulo k opunha Angle à família Guerrero. John atacou Eddie, e dp venceu Chavo com a ajuda das cordas (como os heels fazem!). Mas esta feud não teve o retorno esperado. Eddie bateu Cena na 1ª oportunidade e isso “matou” a lógica da história. Resultado: a WWE necessitava de voltar a repensar a personagem de Cena.
O regresso como Babyface
No dia 13 de Fevereiro, John Cena defrontou Lesnar (na altura uma força quase imparável). No final do combate, Lesnar aplicou um f-5 a Cena nos degraus do ringue. Cena lesionava-se (storyline) e Lesnar saía como galifão! Cena era de novo Face.
A WWE pôs Cena a “caçar” Lesnar durante 1 mês. Isso terminou no BackLash, qdo Lesnar bateu Cena, num excelente combate (talvez o melhor de Cena na WWE).
Cena, o Rapper Doctor of Thuganomics
Agora um pouco de “toda a verdade”.Nesta altura e qdo a sua personagem estava num “marasmo”, Cena foi apanhado quase casualmente por um guionista da Smackdown, numa viagem de autocarro, para um House Show, enquanto fazia um duelo de rap Freestyle com Chuck Palumbo e Brian Kendrick. Isto foi o momento de transformação da personagem de Cena, e talvez tenha sido a melhor coisa a contecer na vida desportiva de Cena. O seu destino ficou traçado.
A WWE adoptou a personagem de rapper e Cena foi finalmente lançado em condições na WWE. No dia 1 de Maio de 2003, Brian Kendrick confrontou Cena com o Rap da sua autoria. Cena ripostou. O público gostou e como por artes mágicas, estava adoptada a nova (e última) personagem de Cena.
No ppv Judgement Day, Cena, Stamboli e Palumbo, defrontaram e bateram Spanky Kendrick, Benoit e Rhyno. Nos meses seguintes, Cena estabeleceu a sua personagem, em confrontos com Kendrick, Benoit, Orlando Jones e Billy Gunn. No ppv Venngeance, o Undertaker bateu Cena mesmo depois de um F-U. Cena entrou então em novo conflito com Eddie Guerrero (desta vez um pouco melhor desenhado). Cena roubou o carro a Eddie numa storyline divertida.
Mas a personagem de rapper era um bocado ambígua e algo confusa. Numa semana era heel…na outra Face. Parecia k os responsáveis da WWE andavam às apalpadelas! Cena entra então num ângulo k opunha Kurt Angle a Brock Lesnar. Cena começou a defender Brock Lesnar e foi inclusivamente convidado para pertencer à Team Lesnar no Survivor Séries. Depois do convite, Paul Heyman ordenou k A-Train (Albert) atacasse à sucapa Cena. Isto fez com que Cena fosse para a Team Angle. No survivor Séries a Team Angle (Kurt / H.Holly / Bradshaw / Benoit e Cena) venceu a Team Lesnar (Brock / Big Show / Nathan Jones / Matt Morgan e A-Train), sendo que os últimos sobreviventes foram Cena e Benoit!
Cena estava lançado para o sucesso. Cena iniciou então a ideia de k ninguém o conseguia ver, metaforicamente. O k ele queria realmente dizer era que que quando menos esperassem…Adoptou essa filosofia e até chegou a realizar um movimento dentro do ringue, a exemplificar isso. Ainda hoje o realiza. Esse movimento acaba com Cena a sacudir os ombros, e a deixar xair o punho na cara do adversário!
You Can´t see him – definitivamente como face
Em Novembro, Cena gozou com o presidente da WWE, deixando-o sem fala em pleno ringue. O público adorou. Mcmahon contribuiu assim para o último empurrãozinho na carreira de Cena. Cena foi envolvido numa disputa peor uma vaga, num combate pelo título. Cena e Benoit foram os últimos sobreviventes dessa Battle Royal, e na semana seguinte defrontaram-se, para determinar quem era o novo Candidato nº1. Benoit venceu, mas o Big Show (campeao US) interferiu. Cena vingou-se e na semana seguinte venceu o Big Show numa batalha Rap, para depois lhe dar um pontapé…vocês sabem onde! Esse conflito foi levado até ao Iraque, onde a WWE fez um espectáculo especial, no dia de Natal. Cena venceu o Big Show, num combate sem título.
No dia 15 de Janeiro de 2004, Cena teve um dos seus mais brilhantes momentos na WWE. Num combate em k o perdedor teria k lavar a boca com sabão, marcado por Paul Heyman, de modo a punir os abusos verbais do rapper, Cena venceu Rhyno, para depois e com a ajuda de Benoit, lavar a boca a um Paul Heyman, indefeso e preso, num Sharpshooter. Heyman não gostou. A vingança surgiu na forma dum combate Handicap, entre Cena e Benoit, vs Morgan, Lesnar, Rhyno e Big Show. Surpreendentemente, Cena e Benoit venceram! E assim chegávamos ao Royal Ryumble.
Nesse ppv, Cena esforçou-se bastante, tendo chegado aos últimos 6, mas foi eliminado pelo Big Show! Cena começava agora a fazer parte de feuds importantes. Os responsáveis da WWE olhavam para ele com outros olhos e começavam a magicar planos para melhor o promover. Um deles passava pela gravação dum disco. A WWE perguntou a Cena se ele queria escolher os rappers com kem ia trabalhar. Cena disse k sim, e k só podia fazer este projecto com o seu vizinho e amigo de infância, o rapper Trademarck. Este por sua vez estava associado a um outro rapper, de nome Bumpy Knuckles. Os dois nem pestanejaram, quando lhes foi feita a proposta. Juntos iriam criar um álbum, que ainda iria dar muito $ à WWE.
Capa do cd de John Cena
Finalmente um título
No dia 14 de Março de 2004, John Cena bateu o Big Show, na Wrestlemania XX, e sagrou-se campeão U.S. Este foi o primeiro título k Cena venceu na WWE. O primeiro reinado de Cena, durou cerca de 4 meses. Nesse período, Cena defendeu com sucesso, o seu título US, contra Rhyno, Chavo Guerrero e Rene Duprée (2 vezes).
Junho foi o início do fim de Cena como campeão! Cena envolveu-se com o então GM Kurt Angle, que se encontrava lesionado numa carreira de rodas! Booker-T envolveu-se na disputa e no meio da confusão, Cena acabou por derrubar o GM da cadeira de rodas. Angle, disse então que faria tudo para o quadro de directores retirar o titulo a Cena. O quadro de directores prometeu olhar com atenção o comportamento de Cena, avisando-o de k não haveria mais contemplações. Mas ñ lhe retirou o título… Em vez disso o quadro de directores decidiu pôr Cena a lutar num Triple Play Challenge, contra Booker-T, Rob Van Dam e Dupree. Os combates teriam 5 minutos de tempo limite. No final, Cena resistiu. Devido a isso, Angle foi obrigado a marcar um combate Fatal 4-way, para o ppv Great American Bash, com os mesmos participantes. Chegados ao ppv, Cena emergiu como vencedor do combate, defendendo com sucesso o seu posto de campeão. Mas foi por pouco tempo!
Na semana seguinte, Cena interrompeu uma promo ridícula de Kenzo Suzuki…escusado será dizer, que a interrupção acabou em confronto. Kenzo acabou ridicularizado. No dia 8 de Julho, um combate entre Cena e Booker-T, pelo titulo US acabou por ser fatal para Cena. Cena venceu o combate por Dq, mas no final instalou-se uma grande confusão. Nessa confusão, Cena acabou por voltar a derrubar Angle da cadeira de rodas, acidentalmente. Nada disso interessou, dado k Angle só esperava uma oportunidade para retirar o título ao rapper. Dito e feito. Cena foi destituído da posse do cinto e Booker-T era o novo campeão US. Mas Cena não desistiu. No dia 5 de Agosto, John bateu RVD pela posição de candidato nº1 ao título.
Para decidir definitivamente quem seria o campeão US, o GM Kurt Angle marcou uma competição à melhor de 5 vitórias. Desses 5 combates, tornar-se-ia campeão quem vencesse 3. Com o resultado em 2 vitórias para cada um, Booker e Cena defrontaram-se para uma finalíssima no dia 3 de Outubro, no ppv No Mercy. Cena venceu e tornou-se campeão US pela 2ª vez.
Mas este reinado foi curtíssimo. 4 dias depois de conquistar o titulo, Cena perdeu-o. Na estreia de Carlito na Smackdown, o caribenho roubou a vitória, atacando Cena com a sua corrente metálica. Carlito conquistava um título logo na estreia. “Now, That´s cool!”. A partir daqui a WWE criou uma storyline que envolveu o Guarda-costas de Carlito, uma discoteca e uma facada nos rins …Pelos vistos, Cena foi atacado num clube nocturno, com uma facada. O alegado autor do ataque teria sido o Guarda-costas de Carlito, a mando deste. O ppl percebeu logo k era mentira, mas deixou-se levar. Na realidade o que aconteceu foi que Cena necessitou de se ausentar para ir filmar os seus 2 primeiros vídeo-clips. Por esse motivo teve de se ausentar, regressando apenas em Novembro no Survivor Séries, onde fez parte dum combate 4x4. No dia 18 do mesmo mês, Cena venceu Carlito muito rapidamente, sagrando-se campeão US pela 3 vez. No final do combate, Jesus (o tal alegado guarda-costas) atacou Cena com a corrente metálica, atingindo-o na zona dos rins. Em Dezembro, Cena venceu Jesus numa Street Fight, pondo fim ao conflito.
No início de Janeiro, Cena venceu Kenzo Suzuki numa batalha de Rap, onde o japonês foi ridículo. Cena, apesar duma participação mediana, abafou o sofrível japonês. No final de Janeiro, Cena participou no Royal Rumble e mesmo entrando como 25º acabou eliminado pelo vencedor Batista. Logo em seguida, Cena entrou em confronto com JBL, por uma chance de lutar pelo título mundial. Na altura, JBL era o líder duma facção que se intitulava “The Cabinit”. Cena envolveu-se tb com outro membro do “Cabinit”, Orlando Jordan. Em Março, OJ bateu Cena com o auxílio ilegal doutros membros da “Cabinit”. Cena vingou-se atacando todos os membros da facção e o novo General Manager,Theodore Long, na semana seguinte! Cena dizia adeus ao seu título US…mas mais altos voos o esperavam.
O título de Campeão WWE
Enquanto terminava o conflito com OJ, Cena aspirava a mais altos voos. Foi por esse motivo que a WWE o envolveu numa disputa com o campeão da altura, JBL. JBL e Cena eram completamente antagónicos. Era um conflito que tinha mesmo de acontecer. Nessa altura, Cena foi envolvido numa competição pela posição de candidato nº1 ao título de campeão da WWE. Nessa disputa, Cena bateu em semanas consecutivas Orlando Jordan, Booker-T e finalmente Kurt Angle. Dessa maneira Cena era o novo candidato principal.
Devido a um ataque com uma cadeira no final dum combate, o GM Theo Long instaurou uma punição a Cena e a JBL. Até à Wrestlemania, Cena e JBL não se poderiam confrontar fisicamente. Depois de JBL ter andado a provocar Cena durante umas semanas, Cena resolveu retaliar. Num debate entre os dois, Cena provocou JBL até mais não…Cena furou os pneus da limusina de JBL, pintou-a com spray, estragou-lhe o chapéu e pintou-lhe a camisa tb com spray. Apesar de tudo isso, JBL aguentou-se…JBL respondeu na semana seguinte, aparecendo acompanhado de polícias que o prenderam devido aos actos de vandalismo da semana anterior. Qdo Cena estava algemado, JBL aproveitou-se e deu um pontapé “nos países baixos” de Cena, gritando e esbracejando “You can´t see me!”
O conflito teve o seu clímax na Wrestlemania 21, quando Cena bateu JBL tornando-se assim no novo campeão da WWE. O rapper de Bóston, acabava de cumprir o seu sonho de criança. A partir deste momento, Cena foi autenticamente levado ao colo, pela WWE. Os seus reinados como campeão foram manipulados cuidadosamente pela direcção da WWE, que mesmo quando o rapper merecia perder combates, fizeram com que ele vencesse. É por esse motivo que muita gente não gosta de Cena. Pessoalmente
acho que o público devia pedir explicações à WWE e ñ deviam julgar Cena. Existem rumores que dizem que Cena até ficou chateado com o facto de ter vencido HHH (contra todas as expectativas) na Wrestlemania. Cena achou que esta onda de vitórias passaria uma imagem errada da sua personagem aos fãs. Mas isso não contou para nada.
Cena Campeão: O 1º Reinado
Podemos resumir o primeiro reinado de Cena como campeão, com a célebre expressão: “The Champ is Here!” Era isso que ele dizia vezes sem conta nas suas promos. Tal como já tinha feito com o título U.S., Cena “Kitou” (k é para falar à Tunning!) o seu cinto, encastrando-lhe um prato rotativo de forma a homenagear o seu espírito rapper! Como campeão, Cena iniciou o seu reinado defrontando Orlando Jordan e Rene Dupree, nas primeiras semanas.
No dia 5 de Maio, no programa Smackdown, assistiu-se à estreia mundial do novo vídeo-clip de Cena, intitulado “Bad Boy”, que retratava Cena, Bumpy Knuckles e Trademarck, como o Esquadrão Classe A, na tentativa de salvarem os anos 80! A ideia foi bem conseguida e o Clip é divertido!
No ppv Judgement day, Cena derrotou JBL, num combate de desforra. Cena emergiu vencedor, dum brutal, sangrento e violento “I quit match”, defendendo a sua posição de campeão! Os meses seguintes foram um bocado parados na carreira de Cena que se desdobrou em conflitos estéreis. Mas a sua carreira estava para receber mais um grande “push”.
RAW: The champ is Here
No já famigerado Draft Lottery, Cena foi escolhido como a primeira escolha da Raw (Batista haveria de seguir caminho contrário!). Cena apareceu no Highlight Reel e foi o surpreendente convidado de Jericho. Ambos acabaram a serem confrontados por Christian. Cena correu com Christian e na semana seguinte Cena e Jericho fizeram dupla para dizimar Christian e Tomko. Em seguida, Cena iniciou um conflito com Muhamad Hassan, que durou…menos de 2 minutos!
A estreia no RAW
Cena começou a saborear o doce sabor do título quando foi convidado para um combate de sonho. Cena fez equipa com as lendas Hulk Hogan e Shawn Michaels, para defrontarem Jericho, Christian e Tomko. O público delirou com a vitória e exibição dos “3 magnificos”. Na semana seguinte, Cena foi novamente convidado por Jericho no Highlight Reel, e pegaram-se. Bischoff entrou na disputa e acabou a levar um FU. Devido a isso, Cena começou uma feud indirecta, que pareceu interminável, com Eric Bischoff! Os aliados de Bischoff foram Carlito, Masters e Jericho. No dia 25 de Julho, aconteceu a primeira batalha de bandas, entre o gang de Cena e o grupo Fozzy. O grupo de Jericho acabou por desistir e não actuar. No Summerslam, Cena derrotou Jericho, retendo o título, abrindo alas para um novo combate no dia seguinte. Nesse combate havia uma estipulação de despedimento a quem perdesse o combate. Cena voltou a ganhar e Jericho desapareceu de circulação até agora!
Setembro foi o mês de um novo conflito. Desta vez o adversário era de peso: o campeão olímpico, Kurt Angle. Kurt era considerado o lutador em melhor forma e a atravessar a melhor fase da sua carreira. Todos apostavam em Angle para novo campeão. Mas…não! A WWE resolveu manter Cena campeão! Angle teve chances nos ppv´s Unforgiven e Taboo Tueday (juntamente com HBK) mas não conseguiu bater o campeão num combate pelo título! Foi a primeira grande injustiça cometida pela WWE em favor de Cena! Foi por esta altura que surgiram os primeiros rumores de que a WWE matinha a aposta em Cena como campeão, de forma a publicitar ainda mais o seu disco. Money, Money, Money…
No tributo a Eddie Guerrero, Cena defrontou e bateu por DQ Randy Orton. No final do combate, Cena deixou a sua t-shirt, que dizia “I´m your pappi”, prostrada no centro do ringue, com o seu título em cima. Foi uma maneira emocional de fazer o tributo ao malogrado wrestler! Neste ponto, tenho que “tirar o chapéu” a Cena, apreciar e aplaudir o seu gesto.
A feud com Angle estava longe de acabar, e o campeão olímpico acrescentava mais um elemento à equação: Daivari, o seu novo manager. Cena e Angle voltaram a defrontar-se no Survivor Séries, mas o resultado foi o do costume, tendo Cena retido o título. No dia seguinte voltaram a defrontar-se, tendo Cena vencido Angle e Masters, num 3 Way Match! Cena mantinha-se (inexplicavelmente!) invicto, perante admiração geral! No dia 12 de Dezembro, Cena bateu Daivari (cAngle no seu canto!), com os olhos vendados! Na semana seguinte, Cena fez parte da comitiva que visitou as forças americanas estacionadas no Afeganistão. Nesse Raw Afganistan, Cena bateu o Masterpiece, para gáudio dos Marines! Cena foi ainda premiado, com o prémio da OVW.com “ Smackdown Match of Year, 2005”, relacionado com um combate contra JBL, no Judgement Day!
A perda do título (finalmente!)
Em Dezembro começou a qualificação para a Elimination Chamber, do New Years Revolution. Cena bateu Shelton Benjamin, mas ñ conseguiu bater o tempo. Desta forma ñ foi o último a entrar no combate! Chegados ao ppv, a Elimination Chamber era composta por HBK, Kane, Carlito, Masters, Angle e pelo campeão Cena! Carlito e Masters trabalharam em conjunto o combate todo. Chegaram a ficar sozinhos com Cena, mas a ambição foi mais forte e Carlito traiu Masters. Depois disso, Cena venceu o caribenho e defendeu com sucesso o título. Mas…a noite ainda n tinha acabado!
Com Cena cansado, batido, ensanguentado, acabadinho de sofrer, Edge resolveu aparecer e tipo Hiena, descontar o seu “Money in the Bank”! Desta forma, bateu Cena em pouco mais de 30 segundos! Edge era o novo campeão! Cena era finalmente vencido! Mas a que custo?
Edge: Campeão Transitório
Edge foi finalmente campeão, algo inédito na sua carreira. Mas a WWE tinha outros planos para o título mundial. Esses planos passavam pelo regresso de Cena à posição de campeão! E passadas apenas 2 semanas, no ppv Royal Rumble, Cena bateu Edge e sagrou-se campeão pela segunda vez! Ninguém queria acreditar, mas era verdade! Nem os mais fiéis adeptos de Cena gostaram!
Cena passou a receber uma reacção mista de apoio e apupo! Esta foi uma das maiores farsas da WWE! Edge ñ merecia isso. O público tb ñ! E nem Cena merecia isso! A WWE descurou o facto do publico começar a estar farto de Cena e resolveu presente-á-lo com o cinto! Edge chorou, barafustou, reclamou e de nada lhe valeu! The champ was back!
O campeão está de volta
No dia seguinte, Edge utilizou a cláusula de desforra do contrato e voltou a combater Cena pela posse do Título. Cena venceu, desta vez com a ajuda involuntária de Lita! Edge e Lita não desistiram e na semana seguinte envolveram-se num combate intersexos, com Cena e Maria. Cena voltou a sair vencedor (com o publico a gritar “Boring, Boring, Boring”). A divisão entre Cena e o publico era latente. Mas…havia alguém interessado em tirar o titulo a Cena: HHH!
No dia 27 de Fevereiro, o Coach apresentou um frente-a-frente, entre HHH e Cena. HHH apresentou sempre a sua pose de presunção, enquanto Cena demonstrou algum respeito, mas aproveitou para avisar que ñ tinha medo de ninguém! No dia 6 de Março, e perante a admiração de HHH, aplicou um FU a Big Show, elevando-o bem alto! HHH foi apanhado a dizer admirado: “No F#cking Way!”. O público pesou que a WWE tinha mantido Cena como campeão de forma a criar este conflito com HHH, que deveria ser o novo campeão. Na WWE.com fez-se uma sondagem e dava HHH campeão com 92%. Mas…a WWE continuou a surpreender…!
No dia 18 de Março no regresso do Saturday Night´s Main Event, Cena e HHH (main event da Raw) fizeram dupla para combater Rey Mistério, Angle e Orton (main-event da Smackdown). Cena e Helmsley venceram, aproveitando a confusão instalada no Team Smackdown! 2 dias depois, Vince McMahon voltou a fazer das dele! Marcou um combate de tag´s entre HHH e Shane McMahon, contra HBK e Cena. Logo no início do combate, Mr.McMahon obrigou o árbitro a desqualificar Cena por causa do uso indevido do punho fechado. Desta forma transformou o combate num “handicap match“ entre a dupla de cunhados, HHH e Shane, contra HBK. O combate acabou com dq devido à intervenção de Cena que defendeu Michaels. Na semana seguinte Cena defrontou…Mr.McMahon! Cena venceu depois da intervenção de HHH e HBK. Para finalizar este conflito (aparentemente) estava marcado um combate para a Wrestlemania 22, entre Cena e HHH pela posse do título. Cena venceu para desilusão e admiração geral. Ainda por cima venceu obrigando HHH a desistir com a sua nova manobra de submissão, o STF-FU! Assim o King of Kings não regressou ao seu trono!
Esta situação desencadeou uma reacção em cadeia. Cena passou a ser ainda mais odiado. Como forma de se defender, Cena comparou-se a Allen Iversen, para avisar o publico que quem não gostasse dele podia: “Kiss my Ass!”.
A 3 é melhor!
No dia seguinte à Wrestlemania, a WWE resolveu adicionar um novo elemento à disputa do título: Edge! O “Rated R Superstar” começou por avisar HHH que este tinha perdido a sua oportunidade e que por isso teria que regressar ao fim da fila! Desta forma ele é que era o principal candidato ao título. HHH e Edge envolveram-se verbalmente (HHH deu baile como sempre!). Cena juntou-se-lhes no ringue e foi um tal de verbalizar! Mr.McMahon teve a brilhante ideia de por os 3 a combater semanalmente em handicap-matches.
Na primeira semana, HHH e Edge juntaram-se para vencer Cena, com HHH a fazer o pin a Cena depois de atacar o próprio colega! Na semana seguinte, HHH e Cena juntaram esforços de forma a bater Edge. Desta vez Edge foi obrigado a desistir por submissão depois de levar com um STFU! O último episódio desta triologia opôs, HHH à dupla Edge e Cena. Neste combate, Edge foi o vencedor depois dum spear em HHH!
Desta forma todos eles tinham uma vitória em combate entre eles. Isto serviu de aperitivo para um combate Triple Threat, que serviu de main-event do ppv Backlash, realizado a 30 de Abril. Cena voltou a vencer! Uma vez mais o público revoltou-se e era notório que Cena estava a ser “levado ao colo”.
Nada disso incomodou Cena que manteve a sua pose de campeão. Cena venceu no dia seguinte, Kenny, dos Spirit Squad. Na semana seguinte 4 elementos dos Spirit Squad, venceram Cena e HBK! No final do combate, HHH entrou em ringue e aplicou 1 pedigree a Cena!
No dia 15 de Maio, o programa Raw revestiu-se de grande importância. A main event opunha HHH, Shelton e Masters, à dupla de campeões Cena (Mundial) e RVD (Intercontinental). Quem vencesse RVD sagrava-se campeão Intercontinental. Quem vencesse Cena tornava-se no novo campeão Mundial. Se RVD e Cena batessem os rivais, ficava tudo na mesma! O vencedor do combate foi…Shelton Benjamin que bateu RVD, roubando a vitória a HHH. Pode-se dizer que HHH foi a figura do combate dado que aplicou pedigrees aos 2 campeões. Benjamin aproveitou isso e foi mais rápido a fazer o Pin a RVD, enquanto HHH demorou um pouco mais a cobrir Cena.Quando o árbitro fez a contagem de Shelton, HHH ainda só ia no 2! Benjamin sagrou-se o novo campeão Intercontinental!
Cena levado ao Extremo!
No dia 22 de Maio, Cena defendeu o seu título contra Chris Masters. No final do combate Rob Van Dam, interrompeu Cena e avisou-o que como estava na posse do Money in the bank (ganho na Wrestlemania) não iria esperar 1 ano para o descontar. RVD avisou Cena que iria utilizar o contrato no dia 11 de Junho, no ppv ECW One Night Stand, onde as condições lhe seriam mais favoráveis. Como é óbvio, no final deste confronto a pancadaria começou!
Na semana seguinte, Cena esteve presente na estreia de Johnny Nitro, no RAW, vencendo-o sem grande dificuldade. No dia 5 de Junho, RVD e Cena assinaram o contrato para o ppv da ECW. No final desse protocolo, alguns lutadores da ECW atacaram (a mando de Paul E. Heyman) Cena, sendo depois corridos do edifício pela saída em peso de todo o balneário de Raw, que defenderam Cena. Mesmo assim, Cena ficou marcado. 2 dias depois, realizou-se um show especial, que opunha a ECW à WWE. Cena combateu o Homicida, Genocida e Suicida, Sabú, e venceu por dq depois da interferência de Big Show, que acabava de se revelar como parte da ECW, e atacou o campeão!
Chegados ao esperado dia, Cena encontrou tudo menos um ambiente agradável, no ECW One Night Stand. Mal entrou na rampa de acesso foi atingido por alguns copos de cerveja. Depois podia-se ler em letras garrafais um cartaz que dizia: “Se Cena vencer, revoltamo-nos!”. Quando chegou ao ringue, depois de ouvir durante todo o caminho cânticos de “F#”ck You Cena…F#ck you Cena!”, John atirou a sua t-shirt para o público. Normalmente este acto é muito apreciado pelo público. Desta vez não foi. O elemento que apanhou a t-shirt devolveu-a. Cena voltou a atirá-la 3 vezes…da primeira vez o fã que a apanhou limpou o nariz com ela…o segundo fã que a apanhou cuspiu-lhe e devolveu-a…o último limpou o rabo com ela e voltou a atirá-la para Cena! Só isto serve para demonstrar o ambiente criado em torno de Cena!
O combate foi bom (para variar) com grandes mudanças de controlo e com golpes fantásticos. Depois do primeiro árbitro ter ficado KO, alguém misterioso equipado com um capacete de moto, atacou o novo árbitro e Cena. Quando tirou o capacete, verificámos que era Edge, e o publico brindou-o com os cânticos de “Thank You Edge…Thank You Edge”. RVD aproveitou e aplicou o 5 star Frog Splash a Cena, tendo Paul Heyman corrido para o ringue e feito a contagem, 1, 2, 3…novo campeão mundial: Rob Van Dam!
Cena não ficou convencido! No dia seguinte, John bateu Egde por DQ, depois da interferência de 3 lutadores da ECW, que estava agora declaradamente em guerra, com Cena! John retaliou e no dia seguinte apareceu no Show da ECW no Sci-Fi, atacando Edge e RVD, e saindo da arena vaiado como nunca! Na semana seguinte, Heyman apareceu no show Raw levando consigo Balls Mahoney, sedento de vingança. O Coach tinha ficado responsável pelo show e por isso permitiu o combate entre Balls e Cena. Cena obrigou Mahoney a desistir e venceu. No final do combate foi atacado por Sabú, que o deitou em cima da mesa dos comentadores e fez um Springboard do cimo das cordas (por acaso correu mal e Sabú atingiu-o só de raspão!)
No ppv Vengeance, Cena bateu Sabú, obrigando-o tb a desistir, com o seu famigerado STF-U, num Extreme Lumberjack Match. Deviod a esta vitória, RVD ficou espantado e resolver conceder uma chance a Cena pela posse do título mundial. No programa Raw, no dia seguinte o combate entre Cena e RVD acabou com um “no contest” (sem decisão) devido à interferência de Edge que atacou ambos! Na semana seguinte Edge bateu Cena e RVD, num 3-way, tornando-se assim campeão mundial pela 2ª vez!
Na semana seguinte, Edge atacou Cena no inicio do Raw, refugiando-se no hotel com Lita. Ambos viram o combate de Cena contra Shelton do bar do hotel. Cena venceu e juntou-se-lhes no hotel atacando Edge! No dia 15 de Julho, Cena derrotou Edge por dq (Edge manteve o título), no Saturday Night Main Event. Como vai acabar esta feud? Só os responsáveis da WWE é que sabem mas não admirava muito que Cena voltasse a ser campeão!
Conclusão
Pessoalmente posso garantir k Cena não foi um lutador k me tenha conquistado desde o inicio, mas pouco a pouco foi-me demonstrando k apesar de ñ ser o lutador mais técnico, o mais habilidoso ou o mais carismático, demonstra ter outro tipo de argumentos tb válidos para se manter campeão mundial. De entre as suas características destaco o facto de ter garra, ambição, de ser intenso e de dar tudo no ringue. Pelos vistos essas características conquistaram McMahon e a família de guionistas da WWE. Devido a isso tem sido considerado o lutador que mais vezes foi “levado-ao-colo” pela WWE!
E a vocês? Será k John Cena já vos conquistou a 100%? Pessoalmente posso-vos garantir k subiu um pouco na minha consideração com esta “feud” com a ECW!
12 Powerbombs:
FDX!
Demorou...mas valeu a pena!
K grande Bio! Um grande lutador k já merecia uma homenagem destas! Obrigado MARCÃO!Hoje´foste Grande!
7:16 da tarde
O grande Marcão só sabe fazer cenas (desculpa o trocadilho) em Grande estilo. Adorei a tua bio e assim se calhar começarei a olhar Cena doutra forma! És de facto genial!
11:46 da tarde
Simplesmente fantástico, como é costume já há vários meses. Muitos parabéns King.
Realmente o Cena começou lá por baixo e teve que mostrar o seu potencial para convencer os senhores da WWE.
Pessoalmente, acho que o Cena sempre se encaixou bem no esquema da empresa, e (quase) sempre mereceu o que lhe foi dado.
Mas há limites para tudo e ele (ou a WWE) já os ultrapassou há muito tempo.. Cena não merece de todo o pódio que lhe fizeram para que tudo girasse à volta dele durante tanto tempo.
Sim, ele é um tipo que e safa bem na música e é fabuloso o sucesso que alcançou sendo primeiro um wrestler que um músico, mas isso não lhe dá o direito de termos que levar com ele em cima durante tanto tempo.
Não podemos dizer que ele não é um bom wrestler, porque ele é um bom wrestler. Mas os "bons wrestlers" têm que ter um papel mediano na WWE, e, se tiverem um papel central nunca de duração tão prolongada.
Enfim, o qe é demais é exagero e faz mal, e o Cena que até tinha simpatizantes por toda a plateia vê-se agora com metade da mesma a apupá-lo vigorosamente ( e isto sem ser heel...)
Marcão, estás de parabéns, és o maior e tu sim mereces o campeonato por um tempo prolongado.. :P
Fika bem!!
12:00 da tarde
My friend, se um gajo quer saber as coisas ao pormenor, é ir ter contigo. Muito bom, li cenas que não sabia e outras que já não me lembrava. Excelente.
Em relação ao Cena, já deves saber o que penso dele, e subscrevo o que disseste, esta feud com a ECW foi o melhor que lhe aconteceu.
Vamos lá ver agora o que os gênios da WWE fazem para continuar esta nova atitude do Cena.
Parabéns pelo artigo
Um abraço
12:12 da tarde
Genial é dizer pouco!
Começamos a ficar sem elogios! Mais um grande trabalho!
11:57 da tarde
CAraca! Meu...Grande artigo!
Cara, voçê é de facto o artista "mocinho" do momento! Sua escrita prende qq um.
O Cena pode até ñ ser um topstar mas...nesse artigo aí inté k parece!
Marcão: Mais um com selo de qualidade!
12:00 da manhã
Publica isso no Galaxia com Link para aki, se nao te importares, está simplesmente excelente...
;)
11:34 da manhã
FDUASSE
3:28 da tarde
oh murkones! ganda bio!
11:49 da manhã
http://fottball-tuga.blogspot.com/ visitem e komentei pls mas na e meu
11:14 da manhã
Excellent, love it! »
4:49 da manhã
Cena is legend.
2:01 da tarde
Enviar um comentário
<< Home